Blog sobre reabilitação animal e novidades do mundo pet

Cinesioterapia

Nos posts anteriores eu comentei um pouco sobre as técnicas de eletroterapia, laserterapia e ultrassom terapêutico.

Outra técnica muito comumente utilizada na fisioterapia é a cinesioterapia. Este termo define qualquer tratamento que utiliza do movimento do corpo do animal. Tem como objetivo restaurar o movimento natural do corpo.

É indicada para a melhora do equilíbrio, da coordenação, da força muscular, além de auxiliar na perda de peso e prevenir novas lesões.

Pode ser ativa, quando realizada pelo próprio paciente, ou passiva, quando realizada pelo terapeuta. Pode ainda ser ativa assistida, quando executada pelo paciente, mas com o auxílio do terapeuta.

Pode ser feita na forma de alongamentos e vários tipos de exercícios terapêuticos, dependendo do resultado que se deseja ter. Para alguns exercícios pode-se utilizar de bolas terapêuticas, esteiras e diferentes pisos. A cinesioterapia pode também ser realizada dentro d’água, com a natação ou com uma hidroesteira.

É importante lembrar que apenas o fisioterapeuta veterinário está apto para criar e modificar o plano de exercícios do animal.

Realização do exercício terapêutico de dança

Se tiver alguma dúvida sobre essa ou outra técnica fisioterápica, contate-me!

Sthefânia reabilitacaoanimal@gmail.com

Anúncios

Comentários em: "Cinesioterapia" (3)

  1. Cláudia Martins disse:

    Prezados, acessei o site habilita dog e li a matéria da médica veterinaria Stephânia Muccilli sobre ruptura do ligamento cruzado.
    Temos um cão cocker spaniel de 11 anos que apresentou o problema após uma queda e foi operado a cerca de dois meses.
    Está realizando sessões de acupuntura. Entretanto observamos que a evolução do quadro não é das melhores. O animal ainda manda bastante com um certo temor (pensamos) de firmar a pata posterior no chão, que, inclusive treme bastante.
    Gostaríamos de saber se seria indicado fisioterapia (exercícos terapêuticos) para o caso. Estamos com muita dificuldade de localizar profissional na cidade de Brasília…
    Caso vocês possuam alguma indicação, ficaríamos muito agradecidos.

  2. Patricia disse:

    Boa noite! sthefâniaTenho uma pitbull de 4 anos muito ativa, adora correr atrás de bolinhas e a 1 mês está mancando com a pata traseira direita.Fiz uma radiografia e deu uma leve lesão no ligamento do joelho…não tenho condições detrata-la no veterinário, por favor pode me ajudar? Qual medicamento posso dar a ela e se posso e quetipo de exercicios fisioterapicos posso fazer nela.Por favor me ajude. pode por favor meenviar um e-mail com mais informações. Aguardo um breve contato e desdejá agradeço.Obrigada. Umabraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: